A Plataforma Brasil Exportação lançou no dia 23 de maio, durante um webinar, a Megatrilha Digital da Exportação, um guia prático da jornada exportadora, de forma digital e gratuita. A solução ajuda empresas que nunca exportaram, através de seis passos essenciais.
A Megatrilha Digital da Exportação é uma iniciativa conjunta da Agência Brasileira de Promoção a Exportação e Investimentos (ApexBrasil), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Juarez Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil, destaca a importância da solução, uma iniciativa pioneira para o comércio exterior brasileiro. “Pela primeira vez temos um guia que reúne as orientações e ferramentas necessárias para quem deseja exportar em um único lugar, divididas por etapas, que auxiliam o empresário desde a classificação de seu produto no mercado externo, até o direcionamento para o fechar negócios com compradores internacionais”.
Cada etapa reúne soluções recomendadas, além de vídeos com dicas e orientações de especialistas. A principal proposta é fazer com que empresas que nunca exportaram consigam visualizar o processo como um todo e tenham acesso às ferramentas necessárias, podendo se preparar através dos serviços disponíveis na Plataforma Brasil Exportação.
Para Ivan Tonet, Gerente da Unidade de Acessos a Mercados do Sebrae, “Para os pequenos negócios que tem interesse na exportação, a Megatrilha é uma excelente oportunidade onde eles poderão entender os processos, se organizarem e com isso conseguir tomar melhores decisões sobre como chegar no mercado externo”.
Para facilitar ainda mais o começo da jornada exportadora, o empresário pode salvar o seu progresso no sistema e gerar um extrato com as informações preenchidas sobre o produto que será exportado, mercado-alvo e as soluções indicadas para o seu caso em específico.
Renata Thompson, coordenadora de promoção das exportações no MDIC, reforçou também os benefícios e oportunidades da exportação, como o aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos, diversificação da base de clientes, isenção da carga tributária dos produtos exportados e fortalecimento da marca.
Os seis passos essenciais da exportação
Classificação do produto: o primeiro passo é identificar corretamente o seu produto no comércio internacional, de acordo com o Sistema Harmonizado (SH) e Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Para apoiar a empresa, a trilha disponibiliza soluções da ApexBrasil e do MDIC.
Inteligência comercial: o segundo passo traz soluções que ajudam a empresa a identificar o mercado-alvo ideal, casando as características do seu produto de acordo com a demanda global, através de serviços da ApexBrasil, CNI e MDIC.
Adaptação do produto: o terceiro passo aborda a necessidade de adaptação para o mercado selecionado, tendo em vista a cultura local, idioma, regulamentos e outros aspectos essenciais para ganhar o público-alvo. Este passo conta com soluções da CNI, ApexBrasil e Sebrae.
Formação de preço: a quarta etapa fala sobre a formação de preço na exportação, algo fundamental para tornar o processo de exportação algo rentável e, ao mesmo tempo, manter a empresa competitiva no mercado. Esta etapa conta com soluções da ApexBrasil, CNI e CNA.
Marketing internacional: o quinto passo aborda a influência do marketing internacional e da escolha dos canais de comunicação corretos, para divulgar os atributos e valores da marca e produto. A etapa traz cursos da ApexBrasil, CNA e Sebrae.
Promoção comercial: nesta etapa, a empresa pode avaliar se irá exportar seus produtos de forma direta, através de rodadas de negócios, eventos, e-commerce, ou então, de forma indireta, via trading companies ou empresas comerciais exportadoras (ECEs), com o auxílio de ferramentas da ApexBrasil, CNA e do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx).
Por fim, a Megatrilha direciona o empresário para o Calendário Brasileiro de Promoção Comercial, que elenca os principais eventos internacionais apoiados por estas entidades de Comércio Exterior. O Calendário também está disponível na Plataforma Brasil Exportação e pode ser acessado de forma gratuita.
Plataforma Brasil Exportação
Operada pela ApexBrasil, consiste em uma comunidade digital que reúne todos os serviços de apoio ao comércio exterior em apenas um lugar.
Fruto da cooperação entre os governos brasileiro e britânico, a plataforma foi idealizada pelo MDIC e tem como parceiros o MRE, o Sebrae, a CNI e a CNA.
Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC