Como garantir a perpetuidade dos negócios em tempos difíceis?
Em evento promovido pelo WTC BUSINESS CLUB, no último dia 16 de março, mais conhecido como WTC Exchange, do qual participam um grupo exclusivo de executivos, empreendedores e gestores de negócios, tivemos a oportunidade, a convite do GRUPO RS SERVIÇOS, apresentar o primeiro tema ligado ao escopo do evento.
Com base no tema central, iniciamos com uma pergunta central: O que esperar do mundo dos negócios no século XXI? E quais os desafios dos empresários, executivos, CEO e CFO?
É O INÍCIO DE UMA NOVA ERA NOS NEGÓCIOS
No contexto geral, temos as transformações econômicas, a desintegração de mercados com a desestruturação das cadeias de abastecimento, bem como do trabalho, questões geopolíticas, diversidade, ESG, gestão da força de trabalho, mudanças no comércio global, integração econômica, desafios com eventos externos e aumento do protecionismo.
Mas no evento, em nossa apresentação, nos concentramos no tema Gestão de Pessoas. Passamos rapidamente pela linha do trabalho, para discutir o ponto central: O gap entre trabalho e empregabilidade, o Mindfulnesss + foco + eficiência – eficácia + produtividade.
LINHA DO TRABALHO
- Problema físico – trabalho remoto em casa – COVID 19
- Problemas de saúde – trabalho em casa
- Problemas psicológicos – conflitos trabalho via pessoal vida familiar
- Burnout
- Multitask
- Big Resignation
- Mindfulness
- Produtividade
- Os Nômades digitais
- O Etarismo, palavra que define o preconceito por idade
- Upskilling – requalificação dos C-Level
- Quiet Quitting’, que traduzido para o português significa desistência silenciosa. – Defende trabalhar o mínimo necessário
- The Great Resshuffle – uma nova visão sobre o trabalho – conexão entre propósito e profissão
- Job Hopping – fenômeno da Geração Z – mudança de emprego a cada três meses
Na visão dos executivos do GRUPO RS Serviços, a perpetuidade dos negócios passa pelas pessoas, e, com base nessa premissa, acolhida, educação, simpatia, gentileza e alegria são valores que são disseminados no atendido a clientes.
Para o CEO, Renato Botelho, “a cultura do GRUPO RS Serviços é atender bem todas as pessoas”
Assim, desse primeiro encontro, foram discutidos entre os participantes duas proposições para garantir a perpetuidade dos negócios em tempos difíceis:
1 – Repensar o mundo do trabalho – não onde e quando trabalhamos, mas por que trabalhamos?
2 – Atendimento e respeito aos clientes – serviços que visem o atendimento e superem as expectativas dos clientes.