No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Nos últimos 10 anos foram registrados 6,7 milhões de acidentes de trabalho, com mais de 25,5 mil mortes. Esses dados foram obtidos pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.
Atualmente, há em média, o número alarmante de sete mortes por dia no país, em razão de a não observância dos requisitos necessários para que as atividades exercidas sejam realizadas de forma segura. No intuito de prevenir que esse número seja ainda maior e que a cultura de prevenção se propague no ambiente de trabalho, buscando a segurança e saúde dos trabalhadores, foi criada a companha “Abril Verde”.
“Observa-se então, a necessidade das empresas de serem assessoradas por profissionais competentes neste âmbito, para que não somente as reclamações trabalhistas diminuam, como, também, para que os profissionais se sintam protegidos e seguros para exercerem suas atividades”, fala a advogada especialista no Direito do Trabalho, Gabriela Saboia, (gabriela.saboia@ronaldomartins.adv.br), do escritório RONALDO MARTINS & Advogados.